domingo, 17 de janeiro de 2016

E quem tem medo da chuva?

Esta semana foi bem molhada no Rio e em grande parte do Brasil.

Chovendo desde o início da semana a previsão não mudaria para o fim de semana o que poderia ser um problema para sair de casa para pedalar.

Como tenho que recuperar meu condicionamento o treino na rua ou trilha é essencial para que volte a render de forma desejável, portanto não posso me dar ao luxo de perder um dia possível de treino. Sendo assim, planejei um trajeto curto com subidas técnicas e assim manter o cronograma de treino.

E a chuva? Coloquei uma capa de chuva apenas para proteger documento e o celular pois pegamos um dilúvio em grande parte do caminho. E também, mesmo com o clima mais fresco a capa te faz suar bastante.

Foi bem divertido pedalar na chuva, me senti como criança. Pedalar na chuva demanda uma atenção, principalmente quando não se conhece o local ou quando o tipo de piso sofre mudança por ceder à ação da água, fazendo buracos e 'valas' que pode te levar ao chão.

Outra dica, após pedalar em dias de chuva ou passar por lugares de muita lama, procure fazer uma limpeza imediata com uma ducha e lubrificar assim que chegar em casa. O problema é continuar pedalando com aquele barulho de areia na relação.

Chuva não deixa resfriado ou gripado mas a mudança drástica de temperatura e a imunidade baixa, fora isso, pra que ter medo da chuva?

Vamos pra rua!

Até

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Refrescando as pernas

Domingo, 10 de Janeiro.

Depois do pedal do dia anterior senti a necessidade de girar um pouco, solto, sem pressão pela quilometragem que conseguisse fazer com prazer tanto que nem usei o frequencímetro.

O descanso ativo é muito importante para recuperar o desgaste do dia anterior, bem como dar um UP no treino semanal.

Tinha na cabeça girar apenas 10km e terminei co. 40km.

Bom, aberta a semana.

Até

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Primeiro giro MTB - impressões

Sábado, 09 de Janeiro.

Este dia serviu de referência para qualificar os treinos no rolo, mesmo ainda fazendo o treinamento de base.

Treinamento de base serve para aumentar os vasos musculares que suprem os músculos de fontes energéticas pra atividade física.

O roteiro deste pedal deveria ter sido bem mais pesado e com uma quilometragem muito maior, mas como parte do trajeto estava interditado, decidimos seguir pro plano alternativo. Neste roteiro optamos por fazer o reconhecomento de uma outra subida que nos levaria de volta ao caminho principal (retornando). O calor de 43°C (sensação de 50°C) cobrou seu preço, fazendo o ritmo cair e foi assim até o final. Sofrência!

Esse primeiro giro serviu para mostrar que não é apenas o estado físico que precisa ser treinado, a aclimatação, treino em horário e ambiente de prova pra acostumar com o calor.
Diante dos dados percebi que já posso incrementar o treino com anaeróbico e power trainnig pra ter respostas equivalentes do início ao fim.

Utilizei neste pedal a Caloi Carbon pois tinha muito tempo que ela não pegava uma terra, observei que mesmo estando guardada por todo esse tempo ela necessitava de uma revisão, mas isso é tema pra outro post.

Até!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Início do Calendário 2016

Buenas Galera,

2015 se foi e tenho que dizer que foi um ótimo ano e as adversidades serviram para que pudesse reavaliar muita coisa.

Não consegui realizar parte daquilo que havia planejado no início de 2015,  como a tão esperada viagem da última etapa da Estrada Real. Entretanto, outros acontecimentos ocorreram, como um aumento de alunos nos treinos, a rápida recuperação e retorno às atividades.

As festividades já se acabaram e temos que focar no ano que se inicia.

Como todos os anos, já tracei minhas metas para 2016 seja de treinamento, cicloviagem(ns) ou competições, seja o que for a estrada é longa e chega inteiro quem está melhor preparado!

De todo modo, chega de conversa e vamos pedalar.

Feliz 2016!

Até.