segunda-feira, 14 de abril de 2014

Montanha Cup 2014

Aconteceu neste último domingo (13/04) o 9° Montanha Cup Nova Friburgo, evento bem organizado, trajeto com um grau de dificuldade bem distribuído em sua altimetria.

Mais uma prova completada, esta com um sabor de superação.

Um incidente com outro ciclista na metade do percurso quase me tirou da prova. Entretanto, a persistência falou mais alto e mesmo com o ritmo de pedal reduzido, o aumento de paradas mais constante e cada vez mais prolongada fizeram meu tempo de prova aumentar a cada doloroso giro no pedal.

Tendo o posicionamento da sapatilha para aliviar o joelho, comecei  sentir a musculatura secundária para pedal e com pouco menos de 4km para o final,  uma estranha cãimbra se mostrou... sartório, és tú se mostrando presente? Justo neste momento impróprio!?

Sofrimento à parte, fiquei dividido entre a decepção de não coseguir pôr em prova todo o treinamento ou se feliz por ter conseguido superar a dor e completar a prova.

Já pensando nas próximas corridas, fazer o reconhecimento do trajeto faz toda diferença. Talvez, se não soubesse o que teria pela frente quem sabe não teria abandonado no primeiro momento.

Valeu a força dos amigos e lamento não ter correspondido na mesma moeda!

Obrigado ao Lacerda por me acompanhar na 'furada' que seria o dia do reconhecimento e ao Guilherme, que não deixou que  e 'furada' acontecesse.

Fotos, da corrida e do dia do reconhecimento.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Preparativos cicloviagem I - Instalando o alforje Tranz-x na Elite 30

Depois de receber a bike para o ciclotour deste ano, tratei logo de instalar os bagageiro e os alforjes para ver como ficava minha 29er carregada.

Diferente da Two Niner, modelo antecessora das Elites 29ers, a Caloi pensou um pouco na possibilidade das Elites 10, 20 e 30 serem utilizadas no cicloturismo. Digo isso, fundamentalmente, pelo fato dos quadros possuírem furações incompletas. Alguns modelos tem furação nos chainstays e outros apenas nos seatstays.

No caso da Elite 30, que é o que me interessa, as furações são apenas no chainstay. Isso, me trazendo uma trabalheira para instalar o bagageiro Tranz-x herdado da Kona 26er.
Vendo todas as opções de adaptação para quadros sem furação a melhor em acabamento, e que na minha opinião, transparece uma adaptação que não te deixará na mão é aquela que utiliza braçadeiras de guidon.

Fui até a bicicletaria mais próxima e adquiri, mas chegando em casa para fazer a instalação, elas não fecharam por milímetros.

Não desanimei e parti para uma outra alternativa,  assistindo a um vídeo no site onde pedalar, onde o cara fabricou seu adaptador, me veio a ideia de usar sua ideia mas de.forma mais simples.  Comprei um fixador metálico de tubos de hidráulicos, em forma de U e fiz a fixação utilizando no tamanho 1/2 pol. e protegendo o quadro com tiras de câmaras de ar.
Ajustei o bagageiro para o diâmetro do aro 29er e o resultado foi bastante satisfatório. 

Bagageiro bem alinhado, combinando perfeitamente com a bike. Lógico, não resisti e coloquei os alforges para matar a ansiedade.

Espero que tenham gostado, em caso de dúvidas e/ou sugestões, basta me escrever em bicicloturista@gmail.com
Nada melhor do que fotos para ilustrar.
Até
(Relato via celular)