quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Estrada Real 2014 - Dia 0 (Alguns dados e Partida)

CHEGOU O GRANDE DIA!!!

Após meses e meses de preparação, seja por escolha de equipamento, bagagem ou até mesmo pela busca de preparo físico ideal para minimizar as dores das duras subidas que a Estrada Real nos proporciona.

O trecho deste ano, é denominado como Caminho Velho, que foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para o tráfego entre o porto, em Paraty, e a região mineradora, como Ouro Preto e cercanias.

No seus quase 700km de extensão, é possível reconhecer os efeitos diretos da colonização pela beleza de suas construções antigas dos principais casarios, bem como evidenciado em suas Igrejas. Na cultura deixada por sua miscigenação, bem constatado em suas comidas e costumes, que provavelmente foi se moldando ao longo dos anos conforme passagem dos tropeiros.

É notório a capacidade receptiva de todos na Estrada Real, independente do Estado (MG/SP/RJ). Parece que realizaram os cursinhos básicos de turismo oferecido pelo SEBRAE, sempre atenciosos e com muita vontade de servir, e bem! Independente da estrutura de seu estabelecimento. 

O Caminho
Passamos por muitas cidades e por várias comunidades, que não sei se conseguirei enumerá-las, mas vou tentar: Ouro Preto,  São Bartolomeu, Glaura, Cachoeira do Campo, Santo Antonio do Leite, Engenheiro Correia, Miguel Burnier, Lobo Leite, Congonhas, Alto Maranhão, Pequeri, São Brás de Suaçuí, Entre Rios de Minas, Serra do Camapuã, Casa Grande, Catuá, Lagoa Dourada, Prados, Bichinho, Tiradentes, São João del Rei, Santa Cruz de Minas, São Sebastião da Vitória, Engenho da Serra, Caquende, Capela do Saco, Carrancas, Vista Alegre, Traituba, Cruzília, Baependi, Caxambu, São Lourenço, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Vila do Embaú, Guaratinguetá, Guaratinguetá (Rocinha), Cunha, Paraty (cansei).

Os Equipamentos
Os mesmos eletrônicos do ano passado foram utilizados, desde o GPS à câmera digital.

A Bike
Uma Caloi Elite 30, muito bem adquirida entre fevereiro e março deste ano. Qualquer revisão foi realizada antes da viagem, mesmo após a alta quilometragem acumulada pré viagem.

A Bagagem
Os alforges de sempre, com o mala-bike (herói ou vilão?) e roupas... tudo aproximadamente 15kg.

Tecnologia
Utilizamos o track do Instituto Estrada Real no Garmin, onde acompanhamos 95% por ele.

Os bikers foram pesados apenas para uma verificação ao final do passeio.

Sexta-Feira, 08 de Agosto, saí do trabalho já em estado de férias, pegando a bike e correndo-pedalando pra casa, onde já deixara tudo pronto!

Ansiedade a flor da pele, tomei um banho, jantei e fiquei aguardando a hora marcada para partir sentido às barcas Niterói, para encontrar o companheiro de viagem... saí!

Estávamos irradiantes de tensão, sem saber o que fazer ou o que falar... desembarcamos no Rio e tratamos de começar a pedalada sentido Rodoviária para pegar o busão para Ouro Preto


Na Barca - travessia para o Rio
Na vergonhosa Rodoviária com as bikes embadalas
No busão, durante a viagem, o frio já mostrava como seria!!!


Até



Nenhum comentário:

Postar um comentário